quinta-feira, 5 de março de 2009

Expulsaram-me da loja

Dando continuidade a crise, acho interessante o fato, de que em pleno mercado carente de clientes, crédito dificultado, insegurança de todos, uma loja possa "expulsar" alguém que esteja interessado a freqüentar seu ambiente, tornar-se próximo e acompanhar as novidades, mostrando total descaso e interesse.

Hoje passei em frente a uma concessionária Monte Leone de bandeira Honda, como vi um cartaz com o preço promocional de óleo, resolvi passar e levar 1 litro para realizar a troca em casa, no entanto, fui informado que somente poderia ser feito a troca na própria oficina, até aqui tudo bem.

Quando informei que a minha moto era da marca concorrente, tive um belo e sonoro "não" do vendedor de peças e de outro funcionário que não me recordo, dizendo que não trocaria óleo de motos de outra marca, não teve nem explicação, nem valor diferenciado, apenas a negação e o desprezo. Entretanto estou sempre indo até esta concessionária para informar-me do lançamento de um modelo prometido pela fabrica, inclusive cumprimentei a vendedora que sempre me atende e me dirigi posteriormente ao balcão de peças.

O que mais me surpreende é que um potencial cliente, passe a freqüentar uma loja, e em vez de usarmos o fator da propriedade de marca concorrente a nosso favor, usamos-a contra, seria como um caso de dono de mercado perto de minha casa, que caso, você compre os pães em seu concorrente ele se recusa a vender a margarina(isso é real, esse mercadinho fica ao lado de minha casa, mas depois que fez isso comigo, nunca mais entrei lá) creio que vivemos em um momento delicado, expulsar um cliente de uma loja é no minimo estupidez.

Vou enviar um email para a diretoria da empresa (mas com cópia para a Honda, associação de revendedores, procon, imprensa e divulgação em comunidades de "potenciais compradores") e ver como tratam os assunto, depois direi se ainda posso ter um voto de confiança neles.

Não adianta gastar meio milhão de reais para ter 45 segundos de propaganda, se quando os clientes entram em sua loja, são maltratados, menosprezados e desrespeitados.

Atenção, respeito e confiança, isso não são coisas fáceis de se incurtir em vendedores, no entanto, é isto que está faltando em muitos estabelecimentos.

Fico por aqui, sentindo-me desrespeitado e menosprezado.

7 comentários:

  1. Cópia do email enviado hoje as 01;30

    Bom dia Sr. Oswaldo Maluf (e todos relacionados acima),



    Hoje passei em frente a sua concessionária Monte Leone, localizada na Brasilândia, como vi um cartaz com o preço promocional de óleo, resolvi passar e levar 1 litro para realizar a troca em casa, no entanto, fui informado que somente poderia ser feito a troca na própria oficina, até aqui tudo bem.

    Quando informei que a minha moto era da marca concorrente, tive um belo e sonoro "não" do vendedor de peças e de outro funcionário que não me recordo, dizendo que não trocaria óleo de motos de outra marca, não teve nem explicação, nem valor diferenciado, apenas a negação e o desprezo. Entretanto estou sempre indo até esta concessionária para informar-me do lançamento de um modelo prometido pela fabrica (nova CBX, seja 250 ou 300), inclusive cumprimentei a vendedora que sempre me atende, tomei um café e me dirigi posteriormente ao balcão de peças.

    O que mais me surpreende é que um potencial cliente, passe a freqüentar uma loja, e em vez de usarmos o fator da propriedade de marca concorrente a nosso favor, usamos-a contra, seria como um caso de dono de mercado perto de minha casa, que caso, você compre os pães em seu concorrente ele recusa-se a vender a margarina(isso é real, esse mercadinho fica ao lado de minha casa, mas depois que fez isso comigo, nunca mais entrei lá) creio que vivemos em um momento delicado, expulsar um cliente de uma loja é no mínimo estupidez. Ainda mais no momento que vivemos onde a crise tirou um panorama colorido e deixou tudo mais cinzento, nesse momento, cada cliente que pisa na loja deve ser tratado como um “rei” e sentir-se em sua própria casa.



    Não adianta gastar mais de 4 milhões de reais para ter 45 segundos de propaganda na tv (isso na Gde São Paulo), se quando os clientes entram em sua loja, são maltratados, menosprezados e desrespeitados.

    Atenção, respeito e confiança, isso não são coisas fáceis de se incurtir em vendedores e colaboradores, no entanto, é isto que está faltando em muitos estabelecimentos.



    Estudo, trabalho e acompanho o tratamento de clientes, tanto em âmbito legal, como mercadológico, neste primeiro momento, não estou levando em conta o constrangimento e a propaganda enganosa afixada na porta de vossa concessionária que tratei de registrar com a câmera de meu celular, estou apenas me atentando ao aspecto mercadológico, ao lado humano e do bom senso que são colocados na balança para tratar clientes, se isso não for importante, coloque máquinas de auto-atendimento em sua loja, pode ter certeza que sairão mais baratas e talvez sejam até mais eficientes.


    Fico por aqui, sentindo-me desrespeitado e menosprezado e esperando alguma atitude, para que eu possa continuar freqüentando vossa concessionária e até mesmo continue com a idéia fixa de me tornar um clientes das “asinhas”, pois até agora, estive com os “diapasões” entre minhas pernas, sei que vocês tem a maior fatia do mercado (tanto Honda - fabrica, quanto Monte Leone – SP), mas a partir do momento que seu cliente passa a não ser o mais importante, é melhor baixar as portas e voltar para casa.



    ps ; Email com cópia para inúmeros interessados , não estou a procura de barganha, apenas de respeito e informando que para se conquistar um cliente é muito difícil, mas perde-lo é extremamente fácil, então caso sinta confiança novamente na marca e no revendedor mais próximo a minha casa, serei o primeiro a divulgar isso, caso contrário continuo no “diapasão” ou procure o velhinho dos amortecedores Cofap.



    Atenciosamente,

    Rodrigo Campos

    Skype: Rodrigoafcampos

    Fone:(XX) XXXX-XXXX

    http://mixdefeijaocomarroz.blogspot.com

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  2. Gostei do seu estilo/blog/espaço.

    Vou acompanhar!

    Abraços!

    ***

    http://SELVAbrasil.blogspot.com

    (Uma manhã com conteúdo!)

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  3. A crise parece que não afetou o RH....os funcionários de determinadas empresas se sentem com o rei na barriga

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  4. os caras querem perde clientes... soh pode
    uhauhau

    http://www.ramelaum.blogspot.com/

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  5. Quantos e quantos post sobre a crise, e olha que esse ano acho que terá muito mais

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  6. Fala amigo, o oleo que eles compram vem naqueles barris gigantes... realmente não daria pra levar embora.
    O pessoal das concessionarias faz aqueles "cusrsinhos" de montagem e desmontagem de motos Honda, ou seja, são ignorantes se tratando de outras marcas... provavelmente não trocaram o oleo pois não sabem mecher em outras motos, não sabem onde fica o parafuso para o oleo sair... rsrs

    Abraços

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  7. detalhe... vc levou o litro... aff, os caras não tem funil lá... kkk

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