quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Crise ? Ainda não acabou ?



Realmente a coisa está feia, fábricas demitindo, pessoas devolvendo ou tendo tomados seus veículos, cheques voltando, inadimplência crescendo e muitos outros efeitos dessa turbulência que estamos enfrentando.

Não vou discorrer aqui sobre pormenores tão analisados e amplamente discutidos, mas sobre o efeito que isso causa sobre nós e a visão que devemos ter de tudo isso. Sou mais um na fila dos desempregados, vendia motocicletas, aliás vendia um financiamento que acompanhava uma motocicleta, assim como quase todo o mercado de duas rodas, onde quase 75% das vendas são originadas por Cdc e leasing, quando os bancos começaram a endurecer o crédito em meados de setembro,estagnou-se as vendas de motos, que ao contrário do mercado de 4 rodas, não teve incentivos tão generosos do Estado, mas mudando o foco, acho que neste momento, devemos parar de se preocupar tanto com o que acontece lá fora e enxergar o potencial que está dentro de nós, não esmorecer e não recuar.

Momentos de crise, geram grandes oportunidades de negócio, criam grandes talentos, esta não é a 1° e nem será a última crise que o sistema capitalista vai passar, mas com trabalho e determinação podemos passar incólumes por mais este obstáculo.

Ontem vi uma mensagem veiculada no SBT que chamou-me a atenção, era uma frase de autoria de Albert Eistein sobre a crise e que dizia:

"A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um."




Achei louvável a atitude da Rede do Homem do Baú, que essa crise é ruim todos sabemos, mas espalhar pânico em nada vai nos ajudar, a imprensa em geral devia mostrar o que está melhorando e o que ainda pode melhorar independente de crise e não ficar apenas promovendo a histeria entre as pessoas, dessa forma você não compra, eu não vendo, a fabrica despede, o fornecedor quebra, inúmeros pais de familia voltam para casa sem um trabalho e continua em um circulo vicioso que somente vai ser quebrado com a elevação de nossa auto-estima e com fé no dia que ainda vai nascer.

13 comentários:

  1. Claro, a crise é algo que deixa todos com medo. Principalmente ao que trabalham em determinados ramos que estão sujeitos a serem mais prejudicados, mas eu concordo com o ponto que a crise faz com que o país ande para frente.É com as novas medidas que as coisas podem mudar. E talvez sem a crise tudo ficaria basicamente igual. Tudo tem dois lados, isso é fato. Ótimo texto!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ontem foi divulgado um aumento no desemprego, industrias no meu bairro estão dando ferias coletivas, mas concordo no ponto em que as coisas vão melhorar no país,toda crise há cescimento.
    bom texto

    ResponderExcluir
  3. caro rogrigo - estou tentando responder a todos os e-mails e comentarios mas sou sozinho. gosto de pessoas que nem voce. sinceras e nao alienadas. quanto a crise...eu acho que nao passa de um subterfugio para demitir...quando estivermos mais maduros na blogesfera podemos conversar em fazer um sociedade. um site com a nata dos blogueiros do orkut. acho impossivel que nao estoure. desculpa nao te dar a devida atençao mas o negocio cresceu e somente lendo e deletando comentarios ofensivos fico horas a fio.
    *voce ja esta na nata dos blogueiros. depois a gente conversa. abraços e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. concordo com o que diz a vinheta do sbt. ficar sentado reclamando e esperando pelo pior não ajuda em nada.
    não sei os outros, mas sinceramente não senti em nada os efeitos dessa crise.

    --
    www.moolegal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Isso me lembra minha última aula de sociologia onde falamos também sobre o capitalismo. O professor disse que obviamente não é possível que todos os países se tornem socialistas (não que ele quisesse ou estivesse defendendo o socialismo), mas pelo menos no socialismo o governo não tiraria dos pobres para acrescentar verbas nos bancos, como faz o Obama. É uma questão complica...

    ResponderExcluir
  6. eh temos q tar preparados para td
    mas numca pensei q seria taum dificil arumar em prego asim... tah foda viu..


    http://ramelaum.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Mas é crise de um lado e oportunidades surgindo de outro lado. Nos EUA os mecânicos, os sapateiros, costureiros, reparadores estão comemorando o aumento na procura de seus serviços. Note: profissões que eram consideradas "extintas" por lá ou na condição de "subemprego" estão retornando. Porque é mais barato consertar um bem relativamente novo do que comprar outro novinho em folha - e isso é interessante, adaptar-se à crise.

    Mas na crise quem paga o pato é justamente quem menos tem a ver: o empregado. As empresas lucraram muito, mas muito mesmo durante um bom período e agora uma perda de 4% já é considerado o "fim do mundo" e tome demissões, corte de salários, férias coletivas, etc.

    Mas redução da jornada de trabalho ninguém fala.

    Excelente texto o seu. Parabéns!

    http://grooeland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pois é... tem gente que aproveita a crise para criar oportunidades, mas outros para usar o oportunismo. Acabei de saber que a justiça do trabalho suspendeu as demissões da Embraer. Vamos ver até onde vai a crise.

    Rogerio Martins
    http://saladeterapia.blogspot.com/
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Texto ótimo rezo p/ que a crise passe, o desemprego é uma das piores coisas que pode acontecer.
    Beijinhos!!
    http://sagadosmartins2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. eu concordo e muito com a frase do Albert Eisten

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto a mensagem do SBT, é bastante oportuna para o momento que nós estamos vivendo.

    Outro dia eu vi uma reportagem em que dizia que oBrasil é o 2° país, mais otimista em relação a essa crise, que infelizmente está longe de acabar.

    ResponderExcluir
  12. Disse tudo meu velho. "Momentos de crise, geram grandes oportunidades de negócio, criam grandes talentos, esta não é a 1° e nem será a última crise que o sistema capitalista vai passar, mas com trabalho e determinação podemos passar incólumes por mais este obstáculo".

    Já dizia meu professor de Economia Brasileira Contemporânea, todas as crises são passageiras, nenhuma crise do passado ainda persiste.

    Rodrigão grande filósofo, obrigado pelo comentário lá no Livre Iniciativa.

    abráx
    Dé Cheers

    ResponderExcluir

Fala o que achou, pode xingar, elogiar...